Toda criança nascida no Brasil tem direito a receber gratuitamente, ainda na maternidade, a Caderneta de Saúde da Criança. Ela é um documento único para cada criança, importante para acompanhar sua saúde, crescimento e desenvolvimento, do nascimento até os 9 anos de idade.
O Ministério da Saúde não distribui cadernetas direto para a população. As Cadernetas de Saúde da Criança são distribuídas pelo Ministério da Saúde diretamente para as Secretaria de Saúde, que distribui para as maternidades.
Família
A primeira parte da caderneta é destinada a quem cuida da criança. Contém informações e orientações sobre saúde, direitos da criança e dos pais, registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de violências e acidentes, entre outros.
Profissionais de saúde
A segunda parte da Caderneta é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança. Contém, também, os gráficos de crescimento, instrumentos de vigilância do desenvolvimento e tabelas para registro de vacinas aplicadas.
Conheça as Cadernetas
Nova Caderneta da Criança
Em breve, a atual Caderneta de Saúde da Criança será substituída pela Caderneta da Criança, um documento intersetorial que permitirá uma atenção integral à criança não só pelos profissionais de Saúde, mas também pelos da Educação e Assistência Social.
Fonte: Ministério da Saúde.